Ser um piloto de drones pode ser uma carreira divertida e lucrativa em um mercado de trabalho previsto para crescer.
Até pouco tempo atrás, pilotar drones era encarado apenas como um hobby. Agora no entanto, com drones se tornando peças importantes em diferentes segmentos, a necessidade de categorizar esse hobby como uma profissão, só cresce e a carreira de piloto de drones tem tudo para ser promissora.
Em um mundo onde um número cada vez maior de empregos está se tornando automatizado, uma carreira com grande potencial de crescimento é bem atraente.
Somando a isso, temos o interessante de passar os dias controlando o que parece ser um mini helicóptero de controle remoto. Po isso, não é de se surpreender que muitas pessoas no mundo todo estejam abandonando os empregos tradicionais para se tornarem pilotos de drones.
Como se tornar um piloto de Drone
Se você acha que os drones são aparelhos simples de manusear assim como um carrinho de controle remoto, está enganado. Apesar de um drone ser semelhante a um brinquedo ou videogame, as consequências das ações de cada piloto podem ser graves.
A possibilidade de queda sempre existe e isso oferece risco para quem está próximo do local, além de danificar um equipamento que pode custar até 100 mil Reais. Então, para se tornar um piloto de drones é preciso ter certas habilidades para manusear esses equipamentos tecnológicos, ainda que seja para uso recreativo.
Para se profissionalizar na área, você precisa realizar cursos de capacitação que aliam o conhecimento teórico e prático. Dessa forma, você aprende como pilotar um drone, conhece as especificações técnicas do aparelho, fica ciente da legislação que regulamenta o uso dos drones, entre outros tópicos.
Depois de adquirir esse conhecimento, é possível se tornar um piloto de drones e exercer as atividades da profissão com segurança e confiança.
Regulamentação da Profissão
Recentemente, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) criou regras para a utilização das aeronaves remotamente pilotadas (RPA`s), popularmente chamados de drones.
Assim como quem dirige um carro, para pilotar um drone também é preciso cumprir algumas etapas para conseguir a “carreira de motorista”. O primeiro requisito para comandar qualquer tipo de drone é que o piloto tenha mais de 18 anos.
Entre as regras que regulamentam a profissão, podemos destacar a obrigatoriedade de habilitação para os pilotos de drones de maior porte, isto é, equipamentos com mais de 25Kg.
Para equipamentos com menos de 25kg e que forem voar acima de 400 pés ( cerca de 120 metros), também é preciso emitir a licença e a habilitação.
Para conseguir essa habilitação é necessário fazer um teste de conhecimento e proficiência. Além desse documento, os pilotos precisam de um Certificado Médico Aeronáutico e registro de voo que são emitidos pela Anac.
Se você pretende se tornar um piloto de drone, é preciso saber como vai utilizar o equipamento e conhecer os detalhes da regulamentação. Assim, você pilota com tranquilidade e seguindo a lei.
Áreas de atuação
Os drones se tornaram ferramentas de negócios essenciais em muitos setores. Isso significa que um piloto pode atuar em diferentes áreas. Conheça as principais:
Filmagem e Fotografia
Uma das aplicações mais populares é a fotografia e a filmagem usadas para projetos de TV, cinema, produtoras de vídeo etc. Os drones são bem mais baratos do que o aluguel de um helicópteros por hora e conseguem captar imagens em espaços pequenos, urbanos ou até mesmo em lugares remotos.
Essa é uma área de especialização que requer muita experiência pois, além da capacidade para pilotar o drone, é preciso ter conhecimentos das técnicas de foto e vídeo.
A vantagem dessa área é que você pode trabalhar de diferentes maneiras: filmando para empresas de notícias, capturando clipes aéreos para um filme ou fazendo suas próprias imagens e vendê-las.
Agricultura
Os drones têm um grande potencial para coletar facilmente dados sobre as plantações. Seja para pesquisar hectares, verificar onde está o gado, umidade do ar, doenças, danos causados por tempestades ou outras funções úteis.
É por isso que a agricultura de precisão está cada vez adotando mais drones para auxiliar no dia a dia das fazendas. Por ser um dos setores que mais movimentam a economia brasileira, a agricultura é uma boa oportunidade de trabalho para os pilotos de drones.
Leia mais: https://viacarreira.com/piloto-de-drones/